quarta-feira, 26 de março de 2014

À mulher que ali esteve

Hoje, após uma sessão pública, enquanto eu escolhia um livro e esperava alguns minutos para despedir-me da prazerosa companhia, uma senhora jovem, um tanto quanto afobada, apareceu ao pequeno balcão perguntando pelo jornal gratuito e dizendo que não havia entendido nada.
Se ali era parecido com a casa Esperança (juro que carece de fontes, apesar de ouvir em alto e bom som o que ela falou, mais de uma vez, eu não me recordo o nome que ela falou), antes que o atencioso militante pudesse formular uma resposta, ela o "metralhou" com mais perguntas, e dizendo se ali era espiritismo, se era Kardec, se era Chico Xavier e por fim acabou saindo. Ou fui eu que saí ao ouvir um senhor muito simpático ser chamado pelo mesmo sobrenome que o meu? Não importa. Eu gostaria de dizer a ela que:


A casa Racionalista Cristã é realmente uma casa, um lar, onde temos valiosos ensinamentos, eu, particularmente, encaro como uma escola. A Doutrina ali ensinada e praticada visa esclarecer espíritos, encarnados ou não, através de sua disciplina, de sua limpeza psíquica e de suas manifestações mediúnicas e doutrinações dadas através do presidente da reunião a estes espíritos carentes de luz e tão perdidos.


Cada elemento citado acima tem um porque e forma um lindo conjunto e é possível irmos assimilando aos poucos e nos encantando cada dia mais por esta luz que se forma dentro e diante de nós. A disciplina que nos permite ter segurança, saber exatamente o que vai acontecer, o respeito que começa aí. A limpeza psíquica você pode até encarar como uma meditação, mas a intenção não é esvaziar a mente e sim reconectar-se com o espírito, despir-se da matéria e elevar os seus pensamentos. As manifestações mediúnicas, ali chamadas de reflexos, são espíritos desencarnados que precisam de esclarecimento, estão ali porque foram trazidos pelo Astral Superior (Espíritos mais desenvolvidos) com ajuda do nosso pensamento ou até mesmo junto de nós. A explicação dada pelo Presidente é a arte racional da Doutrina o que faz você acordar para vida e enxergar tudo de forma mais clara: porque estamos aqui na Terra, o que viemos fazer e para onde vamos.


Ah! Mas aposto que agora você me perguntará o que é elevar o pensamento. Também estou aprendendo, cada dia um passo pequeno. Já descobri que se penso em coisas boas uma sensação prazerosa me invade. Já descobri que não preciso pensar em coisas grandiosas como a paz mundial, basta eu me lembrar de um sorriso sincero que eu recebi, uma ajuda que eu prestei e que me deu satisfação, o afagar nos pelos dos meus gatos... e por aí vai.


Venha mais uma vez, venha despida de qualquer ideia e qualquer conceito. Ouça com a alma, com o coração, mas pense, raciocine e verá que aos poucos tudo fará sentido e quando fizer se sentirá uma boba por não ter compreendido o simples, o real.


Sua dúvida era só a parte prática da coisa? Putz! Em primeiro lugar saiba que numa casa Racionalista não há nada místico, nem escondido, nem secreto. Há um salão onde os assistentes, pessoas como eu e você, devem ficar para ouvir as explicações ali dadas. Na parte superior, chamada de estrado, ficam as pessoas na meia corrente, aquelas cadeiras, onde aquele senhor simpático da porta convidou as pessoas se sentarem. Há a mesa, com os médiuns e os esteios - pessoas conhecedoras e comprometidas com a Doutrina - que formam uma corrente de pensamentos bons, elevados e que não se distraem, que com estes pensamentos atraem o Astral Superior e dentro desta corrente nenhum espírito poderá lhe fazer mal. O presidente ou doutrinador, que será o professor naquela noite e o Fecho, pessoa responsável pelas irradiações.


Sim, é só tudo isso, não há nada de místico, oculto, vocação divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário